Skip to main content
Cancer

Câncer

O que é câncer?

Câncer é uma palavra que descreve uma ampla variedade de doenças semelhantes. Existem mais de 100 diferentes tipos de câncer, mas eles têm muito em comum.11  Principalmente, todos os cânceres consistem no crescimento extremo de células anormais que seu organismo não consegue interromper ou destruir. Esses crescimentos celulares frequentemente se espalham de uma parte do corpo para outra e podem destruir células normais e saudáveis.

Na maioria das vezes, as células cancerosas formarão nódulos denominados tumores. Alguns tumores são cancerosos e outros não o são. Tumores cancerosos são denominados "malignos", palavra que significa "muito perigosos". Tumores não cancerosos são denominados "benignos", que não têm malignidade.

Alguns cânceres, como a leucemia, não envolvem tumores e podem crescer em células sanguíneas ou em outras células do corpo.

As células cancerosas podem começar a se desenvolver em qualquer parte do seu corpo. Dependendo da localização das células, o câncer tem um nome diferente e é tratado de forma diversa. Por exemplo, células cancerosas dos pulmões são denominadas câncer do pulmão. Cânceres em diferentes partes do corpo podem ser muito diferentes; alguns tipos de câncer crescem e se espalham muito rapidamente, enquanto, em outros, o crescimento e a disseminação são muito lentos. Os médicos têm bons tratamentos para algumas formas de câncer, mas poucos ou nenhum tratamento para outras formas.

Cancer

Download de PDF


Referências