Skip to main content

Câncer

Tratamentos, terapias e recuperação

Que terapias e opções de tratamento estão disponíveis para o câncer?

Não existe um único tratamento para câncer que funcione para cada tipo de câncer, mas vários tratamentos para câncer que podem ser eficazes.

As principais maneiras de tratar câncer são cirurgia, quimioterapia e radiação. Essas opções muitas vezes são combinadas para combater o câncer o mais agressivamente possível. A opção adequada de tratamento é sugerida com base no tipo de câncer presente, no local e no estádio da doença.

Alguns tratamentos para câncer se destinam a mantê-lo em remissão pelo maior tempo possível. Alguns tratamentos podem interromper a disseminação do câncer. Outros tratamentos não tratam o câncer diretamente, mas farão com que você se sinta mais confortável.

Cirurgia

A cirurgia de câncer tem a finalidade de remover tumores malignos (tumores repletos de células cancerosas) do seu corpo. A cirurgia é mais comumente usada antes que o câncer se espalhe de uma parte do corpo para outra. Quando tiver ocorrido disseminação, a cirurgia será mais complexa e será muito mais difícil ter certeza de que o câncer terá sido removido por completo.

Cirurgia é um tratamento comum para câncer de pele, pulmão, mama e cólon.

Às vezes, é impossível remover um tumor canceroso por completo, pois a tentativa da remoção total pode causar danos a outras importantes partes do organismo. Nesses casos, os médicos tentam remover o volume máximo de tumor possível e tentarão eliminar o restante por meio de outros tratamentos.

Como nas biópsias, quando você se submeter a uma cirurgia de câncer, poderá receber anestesia local ou geral para ajudar a reduzir a dor na cirurgia.

Quimioterapia

Quando você se submete a quimioterapia, comumente conhecida como "químio", toma medicamentos especiais contra o câncer que ajudam a diminuir ou eliminar o câncer ou ajudam a aliviar os sintomas da doença.

A medicação da quimioterapia pode ser administrada na forma de pílulas, injeções ou por via intravenosa, que significa que o medicamento é introduzido diretamente nos seus vasos sanguíneos por meio de um tubo denominado cateter.

Uma vez que os medicamentos da quimioterapia são muito fortes, você poderá sentir alguns efeitos colaterais intensos durante o tratamento. Entre eles, estão incluídos exaustão, perda de cabelos, náuseas e enfraquecimento do sistema imunológico, o que aumenta a probabilidade de que você fique doente.

Radiação

Na radioterapia, são usadas doses elevadas de radiação para tentar eliminar o câncer. Radiação é um tipo de energia altamente concentrada; de fato, é tão poderosa que geralmente é muito perigosa. Ela pode ser eficaz quando usada em uma situação cuidadosamente controlada para se concentrar na eliminação de determinadas células cancerosas porque sua energia altamente concentrada é adequada para eliminar células de crescimento rápido, como as células cancerosas.

Tipicamente, os tratamentos por radiação têm a duração de cerca de 15 minutos uma ou duas vezes ao dia ao longo de um período de vários dias ou semanas.11 

Existem várias maneiras de aplicar a radiação ao corpo para combater células cancerosas. Essas maneiras se destinam a eliminar as células cancerosas da forma mais eficaz e concentrada possível. Também podem ocorrer efeitos colaterais negativos associados à radiação. Esses efeitos incluem fadiga, perda de cabelo e pele dolorida, seca ou vermelha. Dependendo do local em que a radioterapia for aplicada, você também poderá apresentar efeitos colaterais em outras partes do corpo. Todos esses efeitos colaterais são resultantes da energia de radiação altamente concentrada. Embora ela destrua as células cancerosas, também pode danificar células normais.

Cuidados paliativos

Cuidados paliativos são tratamentos que ajudam a lidar com os sintomas do câncer, mas não tratam o câncer. Podem ser instituídos a partir do diagnóstico até os cuidados no final da vida. Cuidados paliativos podem ser ministrados com o tratamento contra câncer, mas se a doença tiver se espalhado ou não tiver sido eliminada por todos os tratamentos possíveis, eles poderão se transformar no foco único dos cuidados.

A meta dos cuidados paliativos é melhorar a qualidade de vida e fazer com que você se sinta o mais confortável possível. Especialistas se concentrarão no controle da dor e nos cuidados com a saúde mental. Eles podem fazer com que você se sinta muito mais confortável, particularmente se estiver lidando com câncer em estágio final. Eles podem ajudar você a permanecer em casa, passar mais tempo com seus entes queridos, receber cuidados espirituais e psicológicos e receber o medicamento contra dor mais adequado. O que devo fazer após o tratamento contra câncer?

A maioria dos tratamentos contra câncer pode ser fisicamente e mentalmente exaustiva, além de poder causar diversos efeitos colaterais. Depois de receber o tratamento, você precisará de algum tempo para descansar e se recuperar.

Dependendo do tipo de câncer para o qual você tiver sido tratado, provavelmente precisará passar por rastreamentos regulares para garantir que ele não tenha retornado.


Referências